A produção curricular do professor alfabetizador

diálogos e questões

Autores

  • Rita de Cássia Frangella UERJ
  • Vanessa Soares Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de Professores, Currículo, PNAIC

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa que teve como objeto a formação do professor alfabetizador, suas práticas e produções curriculares a partir da sua inserção no curso de formação oferecido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/ PNAIC. Questiona-se: que sentidos de alfabetização foram disseminados no PNAIC? Como essa formação propõe sentidos para o currículo da sala de aula? O PNAIC é estudado a partir dessa perspectiva – como política que disputa sentidos para educação, currículo e alfabetização, focalizando seu desenvolvimento nos anos de 2017, 2018 e 2019 no município do Rio de Janeiro. Observamos políticas curriculares como processos discursivos, seguindo estudos de Lopes e Macedo (2011) e Frangella (2016; 2021). A partir desse entendimento, numa leitura pós-estrutural, o currículo é uma prática discursiva, construindo a realidade, produzindo sentidos. Soma-se a isto o entendimento do ciclo de políticas de Ball (Ball; Maguire; Braun, 2016) que questiona o papel das teorias centradas no Estado na política educacional, pois desconsideram as configurações e reconfigurações e silenciam sobre os conflitos e ambivalência das práticas. Para o desenvolvimento do estudo, recorre-se à análise documental, a entrevistas com professoras-cursistas do/no PNAIC. Busca-se observar como o PNAIC infere sentidos à formação e produção curricular no cotidiano escolar, entendendo que eles se dão como movimentos de negociação. 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Frangella, UERJ

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped/UERJ. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordena Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (Proped/UERJ).

Vanessa Soares, Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Educação (Proped/UERJ). Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (Proped/UERJ).

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

FRANGELLA, R. de C.; SOARES, V. . A produção curricular do professor alfabetizador: diálogos e questões. Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 2, p. 50–72, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/693. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos