A produção curricular do professor alfabetizador

diálogos e questões

Autores/as

  • Rita de Cássia Frangella UERJ
  • Vanessa Soares Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Alfabetização, Formação de Professores, Currículo, PNAIC

Resumen

Este artigo é fruto de pesquisa que teve como objeto a formação do professor alfabetizador, suas práticas e produções curriculares a partir da sua inserção no curso de formação oferecido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/ PNAIC. Questiona-se: que sentidos de alfabetização foram disseminados no PNAIC? Como essa formação propõe sentidos para o currículo da sala de aula? O PNAIC é estudado a partir dessa perspectiva – como política que disputa sentidos para educação, currículo e alfabetização, focalizando seu desenvolvimento nos anos de 2017, 2018 e 2019 no município do Rio de Janeiro. Observamos políticas curriculares como processos discursivos, seguindo estudos de Lopes e Macedo (2011) e Frangella (2016; 2021). A partir desse entendimento, numa leitura pós-estrutural, o currículo é uma prática discursiva, construindo a realidade, produzindo sentidos. Soma-se a isto o entendimento do ciclo de políticas de Ball (Ball; Maguire; Braun, 2016) que questiona o papel das teorias centradas no Estado na política educacional, pois desconsideram as configurações e reconfigurações e silenciam sobre os conflitos e ambivalência das práticas. Para o desenvolvimento do estudo, recorre-se à análise documental, a entrevistas com professoras-cursistas do/no PNAIC. Busca-se observar como o PNAIC infere sentidos à formação e produção curricular no cotidiano escolar, entendendo que eles se dão como movimentos de negociação. 

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Frangella, UERJ

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped/UERJ. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordena Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (Proped/UERJ).

Vanessa Soares, Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Educação (Proped/UERJ). Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (Proped/UERJ).

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

FRANGELLA, R. de C.; SOARES, V. . A produção curricular do professor alfabetizador: diálogos e questões. Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 2, p. 50–72, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/693. Acesso em: 29 sep. 2025.

Número

Sección

Artigos