Constitucionalidade da proibição de uso de plásticos descartáveis como meio de prevenção de resíduos no oceano

Autores

  • Ana Carolina Brito UFPE
  • Igor José Melo UFPE
  • Isadora Mello UFPE

Palavras-chave:

Plástico nos oceanos. Direito Ambiental. Ordem econômica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a possível colisão entre os princípios da ordem econômica e da proteção do meio ambiente, a partir do Decreto Distrital n.º 002, de 12 de dezembro de 2018, de Fernando de Noronha. Fulcrado na preservação dos ecossistemas existentes nesse arquipélago brasileiro, o mencionado Decreto proíbe a entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares na região. Com a utilização do método hipotético-dedutivo, e por meio de análise de fontes bibliográficas e documentais, o objetivo central é investigar a constitucionalidade de tal Decreto, a partir da ponderação dos mandamentos constitucionais de preservação do meio ambiente, livre iniciativa e desenvolvimento econômico e social. Sustenta-se, como ponto conclusivo da pesquisa, a legitimidade e razoabilidade da atuação estatal preventiva, no caso concreto, a partir da adoção de políticas públicas que evitem a degradação do meio ambiente terrestre e marinho, haja vista o tempo necessário para decomposição do plástico no meio ambiente e a inviabilidade atual e local de plena reintrodução desse tipo de material na cadeia produtiva.

Biografia do Autor

Ana Carolina Brito, UFPE

Mestre e Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Advogada inscrita nas seccionais da OAB de Pernambuco e São Paulo.

Igor José Melo , UFPE

Graduando em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Isadora Mello, UFPE

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Arquivos adicionais

Publicado

16-12-2022

Como Citar

FERREIRA DE MELO BRITO, A. C. .; MOTA DE MELO, I. J. .; ALMEIDA VIEIRA DE MELLO, I. Constitucionalidade da proibição de uso de plásticos descartáveis como meio de prevenção de resíduos no oceano. Revista Lumen, Recife, v. 31, n. 2, p. 50–80, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/89. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos