Educações Populares e Movimentos Sociais nas Crises da Modernidade

um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais

Authors

  • Janssen Felipe da Silva
  • Everaldo Fernandes da Silva
  • Jaqueline Barbosa da Silva

Keywords:

Movimentos Sociais, Educação Popular, Estudos Pós-Coloniais

Abstract

Este artigo trata da relação entre Movimentos Sociais (MS) e Educação Popular (EP) no contexto de crise paradigmática da sociedade moderna, à luz dos Estudos Pós-Coloniais, ressaltando a dinâmica de ressignificação mútua, contraditória e assimétrica que tanto os MS como a EP têm passado. Os principais autores utilizados para desenvolver este trabalho foram: Santos (1997, 1998, 1999, 2000b, 2000a, 2002, 2006), Mignolo (2005, 2011), Quijano (2005) e Martins (2012). O texto está estruturado da seguinte forma: a primeira parte discute os estruturantes e as bases conceituais que ergueram a sociedade moderna, acentuando as transformações e as permanências; a segunda parte versa sobre os Movimentos Sociais e a Educação Popular sob a ótica da crise das ciências modernas e da emergência de ciências assentadas em epistemologias outras. Por fim, as considerações finais que anunciam a natureza epistemológica da Educação Popular e dos Movimentos Sociais, valendonos de epistemologias que não se restrinjam aos paradigmas hegemônicos modernos de ciência.

Author Biographies

Janssen Felipe da Silva

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) no Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA no Núcleo de Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem. Membro do NUFOPE (Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC)
do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; e b) Laboratório de Estudos Antropológicos do CAA; e dos Grupos de Pesquisa: a) Formação de Professor e Profissionalização Docente e b) NUFOPE do CE-UFPE. Coordena o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação.

Everaldo Fernandes da Silva

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, e membro do Conselho Editorial da Revista Interfaces de Saberes (FAFICA).

Jaqueline Barbosa da Silva

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Pedagogia pela UFPE. Atualmente é professora do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, onde exerce a docência, a extensão e a pesquisa. Nessa mesma instituição coordena a área de Ciências Humanas e Sociais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Diversidade - CAPES-SECADI-MEC). É pesquisadora/ colaboradora da Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (REDE ESTRADO) e membro do Grupo de
Pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente/Núcleo de Formação Docente e Prática Pedagógica - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Published

2014-06-01

How to Cite

SILVA, J. F. da .; SILVA, E. F. da; SILVA, J. B. da . Educações Populares e Movimentos Sociais nas Crises da Modernidade : um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 9–26, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/434. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos