Educações Populares e Movimentos Sociais nas Crises da Modernidade

um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais

Autores/as

  • Janssen Felipe da Silva
  • Everaldo Fernandes da Silva
  • Jaqueline Barbosa da Silva

Palabras clave:

Movimentos Sociais, Educação Popular, Estudos Pós-Coloniais

Resumen

Este artigo trata da relação entre Movimentos Sociais (MS) e Educação Popular (EP) no contexto de crise paradigmática da sociedade moderna, à luz dos Estudos Pós-Coloniais, ressaltando a dinâmica de ressignificação mútua, contraditória e assimétrica que tanto os MS como a EP têm passado. Os principais autores utilizados para desenvolver este trabalho foram: Santos (1997, 1998, 1999, 2000b, 2000a, 2002, 2006), Mignolo (2005, 2011), Quijano (2005) e Martins (2012). O texto está estruturado da seguinte forma: a primeira parte discute os estruturantes e as bases conceituais que ergueram a sociedade moderna, acentuando as transformações e as permanências; a segunda parte versa sobre os Movimentos Sociais e a Educação Popular sob a ótica da crise das ciências modernas e da emergência de ciências assentadas em epistemologias outras. Por fim, as considerações finais que anunciam a natureza epistemológica da Educação Popular e dos Movimentos Sociais, valendonos de epistemologias que não se restrinjam aos paradigmas hegemônicos modernos de ciência.

Biografía del autor/a

Janssen Felipe da Silva

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) no Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA no Núcleo de Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem. Membro do NUFOPE (Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC)
do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; e b) Laboratório de Estudos Antropológicos do CAA; e dos Grupos de Pesquisa: a) Formação de Professor e Profissionalização Docente e b) NUFOPE do CE-UFPE. Coordena o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação.

Everaldo Fernandes da Silva

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, e membro do Conselho Editorial da Revista Interfaces de Saberes (FAFICA).

Jaqueline Barbosa da Silva

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Pedagogia pela UFPE. Atualmente é professora do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, onde exerce a docência, a extensão e a pesquisa. Nessa mesma instituição coordena a área de Ciências Humanas e Sociais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Diversidade - CAPES-SECADI-MEC). É pesquisadora/ colaboradora da Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (REDE ESTRADO) e membro do Grupo de
Pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente/Núcleo de Formação Docente e Prática Pedagógica - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Publicado

2014-06-01

Cómo citar

SILVA, J. F. da .; SILVA, E. F. da; SILVA, J. B. da . Educações Populares e Movimentos Sociais nas Crises da Modernidade : um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 9–26, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/434. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos