A pedagogia dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular
alguns fundamentos teóricos e práticas pedagógicas
Keywords:
Últimos anos do ensino fundamental, Pedagogia dos multiletramentos, Gêneros multimodais, Base Nacional Comum CurricularAbstract
Este estudo tem como objetivo analisar o ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, com foco na publicação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de analisar a inserção do letramento digital na educação e formação dos alunos, numa perspectiva crítica e multimodal. Assim, passa-se a adotar uma pedagogia de multiletramentos, desenvolvendo a competência de leitura e criticidade dos alunos. Fundamenta-se esta pesquisa notadamente nos estudos de Dionísio (2006), Amarilha (2010), Lima (2015), Marcuschi (2002), Oliveira (2006) e Rojo (2012), dentre outros, e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referentes à multimodalidade. Na parte prática, observamos como os multiletramentos são abordados em livros didáticos dos últimos anos do ensino fundamental.