A pedagogia dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular

alguns fundamentos teóricos e práticas pedagógicas

Autores/as

  • Joyce Rafaelly Cabral Duarte FAFIRE
  • Márcia de Oliveira Campelo FAFIRE
  • Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira FAFIRE

Palabras clave:

Últimos anos do ensino fundamental, Pedagogia dos multiletramentos, Gêneros multimodais, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar o ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, com foco na publicação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de analisar a inserção do letramento digital na educação e formação dos alunos, numa perspectiva crítica e multimodal. Assim, passa-se a adotar uma pedagogia de multiletramentos, desenvolvendo a competência de leitura e criticidade dos alunos. Fundamenta-se esta pesquisa notadamente nos estudos de Dionísio (2006), Amarilha (2010), Lima (2015), Marcuschi (2002), Oliveira (2006) e Rojo (2012), dentre outros, e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referentes à multimodalidade. Na parte prática, observamos como os multiletramentos são abordados em livros didáticos dos últimos anos do ensino fundamental.

Biografía del autor/a

Joyce Rafaelly Cabral Duarte, FAFIRE

Graduanda do Curso de Letras e pesquisadora do NUPIC | FAFIRE 

Márcia de Oliveira Campelo, FAFIRE

Graduanda do Curso de Letras e pesquisadora do NUPIC | FAFIRE 

Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira, FAFIRE

Professora do Curso de Letras da FAFIRE | pesquisadora do NUPIC | mestre em Letras/Linguística pela UFPE 

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

DUARTE, J. R. C. .; CAMPELO, M. de O. .; RIBEIRO DE OLIVEIRA, M. L. A pedagogia dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular: alguns fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Revista Lumen, Recife, v. 29, n. 2, p. 55–72, 2020. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/588. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos