Texto e gramática

por um ensino interacionista de língua materna

Autores/as

  • Mirella Barbosa

Palabras clave:

Ensino, Texto, Gramática

Resumen

O presente trabalho objetiva refletir acerca do ensino de língua materna na contem- poraneidade a partir de uma perspectiva interacionista da língua. Isto porque os estudos linguísticos contemporâneos fundamentam-se na dimensão funcionalista da linguagem; a linguagem deixa de ser vista somente como um sistema de normas e passa a ser encarada como um fato social. Em primeiro lugar, tecemos uma noção de texto, considerando que interagimos através de textos – sejam orais ou escritos. No segundo momento, discutimos a respeito da metodologia dos professores para o ensino/aprendizagem da língua materna, a partir dos paradigmas da Linguística Aplicada, tendo o foco no ensino de gramática, pois tem se observado que nas salas de aula há uma primazia para um ensino de uma gramática prescritiva da língua. A metodologia utilizada neste artigo é a bibliográfica, respaldada nos estudos de autores como Antunes, Koch, Neves, dentre outros. Dessa forma, essa pesquisa visa contribuir para que os professores reflitam acerca das suas ações didáticas, e vejam que o ensino de língua materna é muito além de regras e nomenclaturas, pois é necessário que o texto e a gramática caminhem juntos nas salas de aula, fazendo relações sobre suas competências linguísticas, semânticas e pragmáticas.

Biografía del autor/a

Mirella Barbosa

Graduada em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

BARBOSA, M. . Texto e gramática: por um ensino interacionista de língua materna. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 2, p. 59–68, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/450. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos