Texto e gramática
por um ensino interacionista de língua materna
Palavras-chave:
Ensino, Texto, GramáticaResumo
O presente trabalho objetiva refletir acerca do ensino de língua materna na contem- poraneidade a partir de uma perspectiva interacionista da língua. Isto porque os estudos linguísticos contemporâneos fundamentam-se na dimensão funcionalista da linguagem; a linguagem deixa de ser vista somente como um sistema de normas e passa a ser encarada como um fato social. Em primeiro lugar, tecemos uma noção de texto, considerando que interagimos através de textos – sejam orais ou escritos. No segundo momento, discutimos a respeito da metodologia dos professores para o ensino/aprendizagem da língua materna, a partir dos paradigmas da Linguística Aplicada, tendo o foco no ensino de gramática, pois tem se observado que nas salas de aula há uma primazia para um ensino de uma gramática prescritiva da língua. A metodologia utilizada neste artigo é a bibliográfica, respaldada nos estudos de autores como Antunes, Koch, Neves, dentre outros. Dessa forma, essa pesquisa visa contribuir para que os professores reflitam acerca das suas ações didáticas, e vejam que o ensino de língua materna é muito além de regras e nomenclaturas, pois é necessário que o texto e a gramática caminhem juntos nas salas de aula, fazendo relações sobre suas competências linguísticas, semânticas e pragmáticas.