Contributos do componente curricular Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental

o que dizem estudantes do curso de Pedagogia

Autores/as

  • Ana Maria da Cunha Rego UFPE
  • Rayanna Monteiro de Araújo UFPE
  • Kátia Maria da Cruz Ramos UFPE
  • Kilma da Silva Lima Viana IFPE

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Gerações da Avaliação, Curso de Pedagogia

Resumen

Referenciado na Perspectiva das Gerações da Avaliação e objetivando caracterizar contributos do componente Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação, este artigo apresenta resultados de um estudo junto a estudantes em formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, respaldado nos princípios da pesquisa de caráter qualitativo, recorreu à aplicação de um questionário cujos dados foram tratados a partir de eixos temáticos. Os achados indicam uma proximidade com o debate acerca de concepções inseridas na Terceira Geração de Avaliação, com foco em aspectos qualitativos, apesar da ainda forte influência de concepções centradas no caráter instrumental da avaliação, indicando a relevância de atentar para práticas formativas, pois, a experiência no processo avaliativo é formativa porque é processo e produto.

Biografía del autor/a

Ana Maria da Cunha Rego, UFPE

Pedagoga pela UFPE 

Rayanna Monteiro de Araújo, UFPE

Pedagoga pela UFPE  

Kátia Maria da Cruz Ramos, UFPE

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE 

Kilma da Silva Lima Viana, IFPE

Professora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Instituto Federal de Pernambuco | IFPE  

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

REGO, A. M. da C. .; ARAÚJO, R. M. de .; RAMOS, K. M. da C. .; VIANA, K. da S. L. Contributos do componente curricular Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental : o que dizem estudantes do curso de Pedagogia. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 11–25, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/473. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos