Contributos do componente curricular Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
o que dizem estudantes do curso de Pedagogia
Palabras clave:
Avaliação da Aprendizagem, Gerações da Avaliação, Curso de PedagogiaResumen
Referenciado na Perspectiva das Gerações da Avaliação e objetivando caracterizar contributos do componente Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação, este artigo apresenta resultados de um estudo junto a estudantes em formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, respaldado nos princípios da pesquisa de caráter qualitativo, recorreu à aplicação de um questionário cujos dados foram tratados a partir de eixos temáticos. Os achados indicam uma proximidade com o debate acerca de concepções inseridas na Terceira Geração de Avaliação, com foco em aspectos qualitativos, apesar da ainda forte influência de concepções centradas no caráter instrumental da avaliação, indicando a relevância de atentar para práticas formativas, pois, a experiência no processo avaliativo é formativa porque é processo e produto.