Contributos do componente curricular Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental

o que dizem estudantes do curso de Pedagogia

Autores

  • Ana Maria da Cunha Rego UFPE
  • Rayanna Monteiro de Araújo UFPE
  • Kátia Maria da Cruz Ramos UFPE
  • Kilma da Silva Lima Viana IFPE

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Gerações da Avaliação, Curso de Pedagogia

Resumo

Referenciado na Perspectiva das Gerações da Avaliação e objetivando caracterizar contributos do componente Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação, este artigo apresenta resultados de um estudo junto a estudantes em formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, respaldado nos princípios da pesquisa de caráter qualitativo, recorreu à aplicação de um questionário cujos dados foram tratados a partir de eixos temáticos. Os achados indicam uma proximidade com o debate acerca de concepções inseridas na Terceira Geração de Avaliação, com foco em aspectos qualitativos, apesar da ainda forte influência de concepções centradas no caráter instrumental da avaliação, indicando a relevância de atentar para práticas formativas, pois, a experiência no processo avaliativo é formativa porque é processo e produto.

Biografia do Autor

Ana Maria da Cunha Rego, UFPE

Pedagoga pela UFPE 

Rayanna Monteiro de Araújo, UFPE

Pedagoga pela UFPE  

Kátia Maria da Cruz Ramos, UFPE

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE 

Kilma da Silva Lima Viana, IFPE

Professora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Instituto Federal de Pernambuco | IFPE  

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

REGO, A. M. da C. .; ARAÚJO, R. M. de .; RAMOS, K. M. da C. .; VIANA, K. da S. L. Contributos do componente curricular Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental : o que dizem estudantes do curso de Pedagogia. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 11–25, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/473. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos