A avaliação da aprendizagem e atuação docente na Educação a Distância on-line

sentidos e problemáticas

Autores/as

  • Valéria do Carmo de Oliveira UFPE
  • Fatima Maria Leite Cruz UFPE

Palabras clave:

Educação a Distância, Avaliação da aprendizagem, Atuação docente

Resumen

O presente artigo discute a avaliação da aprendizagem e suas relações com a atuação do- cente na Educação a Distância - EaD, enquadrando na categoria docente os professores executores e os tutores virtuais, visto que os últimos também desempenham funções pedagógicas. Esta discussão é um dos aspectos analisados nos resultados de pesquisa de mestrado que buscou investigar as concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem na Educação a Distância. Na fundamentação teórica foram retomadas abordagens de autores do campo da Avaliação na perspectiva formativa-reguladora, e que discutem tecnologias na educação, mediação pedagógica e avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. Como procedimentos metodológicos foram realizadas na primeira etapa sessões de grupo focal on-line, com profissionais que atuavam na Educação a Distância, nos cursos de Licenciatura em Matemática; e na segunda, entrevistas semiestruturadas para refinamento dos dados. Para o tratamento dos dados realizou-se análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin. Na análise de resultados foi possível encontrar elementos relacionados à problemática da atuação docente na Educação a Distância e suas relações com a avaliação da aprendizagem. Os dados evidenciaram que, a despeito de todo avanço teórico no campo conceitual da avaliação, a perspectiva que predomina entre esses atores sociais baseia-se no modelo conservador de educação e de avaliação entendida como medida, herdada do ensino tradicional.

Biografía del autor/a

Valéria do Carmo de Oliveira, UFPE

Doutoranda e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica PPGEDUMATEC | UFPE. Graduada em Pedagogia pela UFPE 

Fatima Maria Leite Cruz, UFPE

Doutora em Educação, Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Psico­logia e Orientação Educacionais. Professora dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

OLIVEIRA, V. do C. de; CRUZ, F. M. L. A avaliação da aprendizagem e atuação docente na Educação a Distância on-line: sentidos e problemáticas. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 2, p. 25–38, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/487. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos