A avaliação da aprendizagem e atuação docente na Educação a Distância on-line
sentidos e problemáticas
Palavras-chave:
Educação a Distância, Avaliação da aprendizagem, Atuação docenteResumo
O presente artigo discute a avaliação da aprendizagem e suas relações com a atuação do- cente na Educação a Distância - EaD, enquadrando na categoria docente os professores executores e os tutores virtuais, visto que os últimos também desempenham funções pedagógicas. Esta discussão é um dos aspectos analisados nos resultados de pesquisa de mestrado que buscou investigar as concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem na Educação a Distância. Na fundamentação teórica foram retomadas abordagens de autores do campo da Avaliação na perspectiva formativa-reguladora, e que discutem tecnologias na educação, mediação pedagógica e avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. Como procedimentos metodológicos foram realizadas na primeira etapa sessões de grupo focal on-line, com profissionais que atuavam na Educação a Distância, nos cursos de Licenciatura em Matemática; e na segunda, entrevistas semiestruturadas para refinamento dos dados. Para o tratamento dos dados realizou-se análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin. Na análise de resultados foi possível encontrar elementos relacionados à problemática da atuação docente na Educação a Distância e suas relações com a avaliação da aprendizagem. Os dados evidenciaram que, a despeito de todo avanço teórico no campo conceitual da avaliação, a perspectiva que predomina entre esses atores sociais baseia-se no modelo conservador de educação e de avaliação entendida como medida, herdada do ensino tradicional.