Emponderamento em cena

conexões entre o teatro do oprimido e o debate sobre gênero e sexualidade na educação

Autores/as

  • Vinícius Bezerra FAFIRE
  • José Paulino Peixoto Filho FAFIRE

Palabras clave:

Teatro do Oprimido, Gênero, Sexualidade, Educação

Resumen

O presente artigo traz, a partir de revisão bibliográfica, possibilidades metodológicas para a promoção do debate sobre gênero e sexualidade na Educação, utilizando-se do Teatro do Oprimido (TO) no ambiente escolar. No primeiro momento, investiga-se uma nova política de gênero fundamentada nos Estudos Queer, assim como os seus ecos na educação. Após essa análise, empreende-se um olhar sobre a proposta do TO como possível aliada para o enfrentamento dos sistemas de ordenamento e classificação presentes nas ações pedagógicas. Por fim, uma proposta de intervenção prática é apontada.

Biografía del autor/a

Vinícius Bezerra, FAFIRE

Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE, Recife-PE 

José Paulino Peixoto Filho, FAFIRE

Professor orientador da pesquisa | Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE, Recife-PE 

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

BEZERRA, V. .; PEIXOTO FILHO, J. P. . Emponderamento em cena: conexões entre o teatro do oprimido e o debate sobre gênero e sexualidade na educação. Revista Lumen, Recife, v. 26, n. 1, p. 11–23, 2017. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/498. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos