Emponderamento em cena
conexões entre o teatro do oprimido e o debate sobre gênero e sexualidade na educação
Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, Gênero, Sexualidade, EducaçãoResumo
O presente artigo traz, a partir de revisão bibliográfica, possibilidades metodológicas para a promoção do debate sobre gênero e sexualidade na Educação, utilizando-se do Teatro do Oprimido (TO) no ambiente escolar. No primeiro momento, investiga-se uma nova política de gênero fundamentada nos Estudos Queer, assim como os seus ecos na educação. Após essa análise, empreende-se um olhar sobre a proposta do TO como possível aliada para o enfrentamento dos sistemas de ordenamento e classificação presentes nas ações pedagógicas. Por fim, uma proposta de intervenção prática é apontada.
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Publicado
01-06-2017
Como Citar
BEZERRA, V. .; PEIXOTO FILHO, J. P. . Emponderamento em cena: conexões entre o teatro do oprimido e o debate sobre gênero e sexualidade na educação. Revista Lumen, Recife, v. 26, n. 1, p. 11–23, 2017. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/498. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos