Medida Provisória 746/2016
aprendizagem, currículo e valorização institucional na percepção docente
Palabras clave:
Política educacional, Novo ensino médio, Ciclo de Políticas, Atuação docenteResumen
Nas últimas três décadas, o Ensino Médio tem sido o foco de maior atenção por parte dos legisladores
e gestores educacionais. Em 22 de setembro de 2016, a Medida Provisória 746 criou a Política de Fomento à
Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, trazendo profundas mudanças para essa etapa de
ensino. Com base nessas alterações, a pesquisa analisa as reações de professores sobre as mudanças propostas
pela reforma, abordando temas como currículo, avaliação e escola integral, especialmente no que tange à
dinâmica curricular e ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e quanto ao
instrumento de pesquisa, optamos por entrevistas com roteiro semiestruturado, com seis docentes de três escolas.
Numa perspectiva descentrada, fundamentada em autores como Lopes e Macedo (2006, 2011), Santos e Oliveira
(2013), defendemos que as políticas são produzidas em diversos contextos. Corroborando a essa ideia,
apresentamos o Ciclo Contínuo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992). A conclusão provisória
mostrou que, independentemente do teor da política a ressignificação se faz presente na atuação docente.