Liderança feminina: a importância das mulheres em cargos de gerência em empresas brasileiras
Palavras-chave:
Liderança feminina. Mercado de trabalho. Igualdade de gênero.Resumo
A pesquisa buscou sintetizar o entendimento da percepção de mulheres em cargos de liderança, através de
revisão da literatura, por onde se evidenciou o conceito de liderança, além do papel da mulher como líder, desde os
primórdios do regime patriarcal societário até os cargos de chefia na atualidade, abordando a sua importância, os
estereótipos aplicados e a necessidade de sua autoafirmação. Foram levantados, também, desafios enfrentados,
sobretudo com a aplicabilidade de estratégias de defrontação feminina, em suas multitarefas, assim como foram
abordadas questões referentes à licença-maternidade. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo, com intuito de
justificar as demandas trazidas sobre a temática. Utilizou como fonte os principais autores que tratam sobre questões
de gênero, como Toledo et al. (1985), Andrade (2022), Sina (2005) entre outros. Evidenciou-se: a) a retomada
histórica de como as mulheres foram adentrando no mercadode trabalho; b) os estereótipos e as dificuldades
enfrentadas em cargos de liderança; c) e a comparação entre as necessidades impostas aos gêneros masculino e ao
feminino. Em relação à liderança feminina, percebeu-se a importância do fortalecimento da equidade de gênero
como forma de assegurar a posição da mulher em suas multitarefas, enquanto gestora, bem como a escolha de líderes
ser fundamentada, principalmente, na capacidade individual, no comprometimento e na meritocracia.