Docência na universidade
relação entre saberes e prática no contexto da formação de professores
Keywords:
Docência na Universidade, Formação de Professores, Prática Docente, Saberes DocentesAbstract
Este texto resulta de pesquisa realizada durante o doutorado na UFPE e tece considera- ções sobre as relações que os professores estabelecem entre saberes e prática docente no contexto da docência universitária. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento teórico-metodológico a entrevista semiestruturada com quatro professores dos cursos de licenciaturas de uma universidade pública. A análise de conteúdo fundamentou-se em Bardin (2002). Os resultados apontaram que relacionar saberes e prática na formação docente torna confirmada cada vez mais sua importância. Esta realidade encontra-se presente nos professores pesquisados, contudo surge mais ratificada a partir da relação entre a história de vida e a experiência na profissão, o que parece nos indicar que a partir das lacunas identificadas na sua formação, os professores investem na articulação entre saberes e prática de forma intuitiva. Pensam numa formação que permita aos estudantes serem acompanhados no processo, o que parece nos indicar um saber refletido da experiência, que buscam trazer para as suas práticas, agora ressignificado. Desse modo, as relações entre saberes e prática tornam-se materializadas no contexto da sala de aula, através da gestão da matéria e gestão da classe, dos saberes experienciais, na adequação das situações didáticas às necessidades da turma, na intencionalidade presente nos planejamentos e na efetivação destes, e nas estratégias que induzem a desafios e reflexões para estimular a participação nas aulas. Tais saberes e fazeres configuram relações que os professores estabelecem entre saberes e prática na formação de professores no contexto da docência universitária.