Docência na universidade

relação entre saberes e prática no contexto da formação de professores

Autores/as

  • Áurea Maria Costa Rocha Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar UFPE

Palabras clave:

Docência na Universidade, Formação de Professores, Prática Docente, Saberes Docentes

Resumen

Este texto resulta de pesquisa realizada durante o doutorado na UFPE e tece considera- ções sobre as relações que os professores estabelecem entre saberes e prática docente no contexto da docência universitária. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento teórico-metodológico a entrevista semiestruturada com quatro professores dos cursos de licenciaturas de uma universidade pública. A análise de conteúdo fundamentou-se em Bardin (2002). Os resultados apontaram que relacionar saberes e prática na formação docente torna confirmada cada vez mais sua importância. Esta realidade encontra-se presente nos professores pesquisados, contudo surge mais ratificada a partir da relação entre a história de vida e a experiência na profissão, o que parece nos indicar que a partir das lacunas identificadas na sua formação, os professores investem na articulação entre saberes e prática de forma intuitiva. Pensam numa formação que permita aos estudantes serem acompanhados no processo, o que parece nos indicar um saber refletido da experiência, que buscam trazer para as suas práticas, agora ressignificado. Desse modo, as relações entre saberes e prática tornam-se materializadas no contexto da sala de aula, através da gestão da matéria e gestão da classe, dos saberes experienciais, na adequação das situações didáticas às necessidades da turma, na intencionalidade presente nos planejamentos e na efetivação destes, e nas estratégias que induzem a desafios e reflexões para estimular a participação nas aulas. Tais saberes e fazeres configuram relações que os professores estabelecem entre saberes e prática na formação de professores no contexto da docência universitária.

Biografía del autor/a

Áurea Maria Costa Rocha, Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco. Analista de Gestão GPEM/Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, UFPE

Doutora e Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal. Professora Associada da UFPE, lotada no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação, pesquisadora da Linha de Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação, membro do Núcleo de Formação Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

ROCHA, Áurea M. C. .; AGUIAR, M. da C. C. de . Docência na universidade : relação entre saberes e prática no contexto da formação de professores. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 2, p. 29–40, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/462. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos