Docência na universidade

relação entre saberes e prática no contexto da formação de professores

Autores

  • Áurea Maria Costa Rocha Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar UFPE

Palavras-chave:

Docência na Universidade, Formação de Professores, Prática Docente, Saberes Docentes

Resumo

Este texto resulta de pesquisa realizada durante o doutorado na UFPE e tece considera- ções sobre as relações que os professores estabelecem entre saberes e prática docente no contexto da docência universitária. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento teórico-metodológico a entrevista semiestruturada com quatro professores dos cursos de licenciaturas de uma universidade pública. A análise de conteúdo fundamentou-se em Bardin (2002). Os resultados apontaram que relacionar saberes e prática na formação docente torna confirmada cada vez mais sua importância. Esta realidade encontra-se presente nos professores pesquisados, contudo surge mais ratificada a partir da relação entre a história de vida e a experiência na profissão, o que parece nos indicar que a partir das lacunas identificadas na sua formação, os professores investem na articulação entre saberes e prática de forma intuitiva. Pensam numa formação que permita aos estudantes serem acompanhados no processo, o que parece nos indicar um saber refletido da experiência, que buscam trazer para as suas práticas, agora ressignificado. Desse modo, as relações entre saberes e prática tornam-se materializadas no contexto da sala de aula, através da gestão da matéria e gestão da classe, dos saberes experienciais, na adequação das situações didáticas às necessidades da turma, na intencionalidade presente nos planejamentos e na efetivação destes, e nas estratégias que induzem a desafios e reflexões para estimular a participação nas aulas. Tais saberes e fazeres configuram relações que os professores estabelecem entre saberes e prática na formação de professores no contexto da docência universitária.

Biografia do Autor

Áurea Maria Costa Rocha, Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco. Analista de Gestão GPEM/Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, UFPE

Doutora e Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal. Professora Associada da UFPE, lotada no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação, pesquisadora da Linha de Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação, membro do Núcleo de Formação Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE.

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

ROCHA, Áurea M. C. .; AGUIAR, M. da C. C. de . Docência na universidade : relação entre saberes e prática no contexto da formação de professores. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 2, p. 29–40, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/462. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos