O papel da escola na desconstrução do preconceito e da intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana
Palabras clave:
Preconceito. Intolerância religiosa. Educação. Crianças.Resumen
Este artigo tem como objetivo a desconstrução do preconceito e da intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana. É fruto de estudos e pesquisas realizados no âmbito escolar de quatro crianças que vivem em terreiro. Foi elaborado tendo por base a revisão bibliográfica de autores como Freire, Caputo, Silva e muitos outros. Os estudos indicam que a intolerância religiosa no contexto escolar é fruto de preconceito na sociedade brasileira, vivenciado até os dias atuais, apesar da presença de instrumentos legais como a Constituição, o Código Penal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, mesmo sabendo que a educação independe de religião, e que a escola é retratada como um ambiente de socialização. Ressalta-se que o objetivo desse artigo não é priorizar nenhuma religião, mas sim expressar a liberdade, o respeito e o direito de dignidade do outro.