O papel da escola na desconstrução do preconceito e da intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana

Autores

  • Laura Souza FAFIRE
  • Ryta de Kassya Sousa FAFIRE

Palavras-chave:

Preconceito. Intolerância religiosa. Educação. Crianças.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a desconstrução do preconceito e da intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana. É fruto de estudos e pesquisas realizados no âmbito escolar de quatro crianças que vivem em terreiro. Foi elaborado tendo por base a revisão bibliográfica de autores como Freire, Caputo, Silva e muitos outros. Os estudos indicam que a intolerância religiosa no contexto escolar é fruto de preconceito na sociedade brasileira, vivenciado até os dias atuais, apesar da presença de instrumentos legais como a Constituição, o Código Penal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, mesmo sabendo que a educação independe de religião, e que a escola é retratada como um ambiente de socialização. Ressalta-se que o objetivo desse artigo não é priorizar nenhuma religião, mas sim expressar a liberdade, o respeito e o direito de dignidade do outro.

Biografia do Autor

Laura Souza, FAFIRE

Graduanda do curso de pedagogia da Faculdade Frassinetti do Recife.

Ryta de Kassya Sousa, FAFIRE

Mestre em Educação pela UFPE. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Frassinetti do Recife.

Arquivos adicionais

Publicado

15-09-2022

Como Citar

SOUZA, L. M. M. de .; SOUSA, R. de K. M. de A. O papel da escola na desconstrução do preconceito e da intolerância religiosa em relação às religiões de matriz africana. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 2, p. 25–39, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/14. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos