O fenômeno workaholic e a aposentadoria

Autores/as

  • Cilene Marta Rocha de Araujo FAFIRE
  • Eduardo Fonseca FAFIRE

Palabras clave:

Trabalho, Fenômeno Workaholic, Aposentadoria

Resumen

O presente artigo discute a questão do fenômeno workaholic e suas repercussões no momento da aposentadoria. Parte do pressuposto de que o trabalho ocupa lugar privilegiado na constituição da identidade dos sujeitos. Chama a atenção para alguns danos decorrentes do exagero quanto ao tempo investido na atividade laboral. Define o fenômeno workaholic e a atenção/cuidado com as pessoas acometidas por ele no momento da aposentadoria. Por fim, propõe a necessidade de capacitação para os gestores de pessoas no sentido da importância da implantação de programas ou projetos que visem ao planejamento da aposentadoria.

Biografía del autor/a

Cilene Marta Rocha de Araujo, FAFIRE

Psicóloga, com Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE

Eduardo Fonseca, FAFIRE

Professor de Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife, orientador da monografia O fenômeno workaholic e aposentadoria, do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, FAFIRE.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

ARAUJO, C. M. R. de .; FONSECA, E. O fenômeno workaholic e a aposentadoria. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 2, p. 135–144, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/469. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos