O fenômeno workaholic e a aposentadoria

Autores

  • Cilene Marta Rocha de Araujo FAFIRE
  • Eduardo Fonseca FAFIRE

Palavras-chave:

Trabalho, Fenômeno Workaholic, Aposentadoria

Resumo

O presente artigo discute a questão do fenômeno workaholic e suas repercussões no momento da aposentadoria. Parte do pressuposto de que o trabalho ocupa lugar privilegiado na constituição da identidade dos sujeitos. Chama a atenção para alguns danos decorrentes do exagero quanto ao tempo investido na atividade laboral. Define o fenômeno workaholic e a atenção/cuidado com as pessoas acometidas por ele no momento da aposentadoria. Por fim, propõe a necessidade de capacitação para os gestores de pessoas no sentido da importância da implantação de programas ou projetos que visem ao planejamento da aposentadoria.

Biografia do Autor

Cilene Marta Rocha de Araujo, FAFIRE

Psicóloga, com Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE

Eduardo Fonseca, FAFIRE

Professor de Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife, orientador da monografia O fenômeno workaholic e aposentadoria, do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, FAFIRE.

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

ARAUJO, C. M. R. de .; FONSECA, E. O fenômeno workaholic e a aposentadoria. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 2, p. 135–144, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/469. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos